Páginas

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Brasão da Família Ciulla

Descobri uma relação do Brasão da Família Ciulla com a bandeira da Sardenha.

As tres cabeças mouras cortadas que aparecem no brasão da nossa família também aparecem na bandeira da Sardenha. A Sardenha é uma ilha do Mar Mediterrâneo ocidental situada a oeste da Península Itálica e sul da Córsega. Desde 28 de fevereiro de 1948 que administrativamente é uma região italiana autônoma.

A bandeira da Sardegna traz uma cruz de São Jorge sobre fundo branco e uma cabeça. São Jorge foi, de acordo com a tradição, um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Sua presença na bandeira provavelmente se deve ao seu vínculo com as batalhas. Muitas vezes as vitórias em batalhas eram creditadas a ele.



Quanto as cabeças cortadas e vendadas. De acordo com a tradição espanhola, este simbolo foi criado em comemoração a vitória na batalha de Alcoraz pelo rei Pedro I de Aragão e Navarro em 1096, onde as 4 cabeças simbolizam os arabes derrotados. A tradição sadegna conta que a origem do símbolo data de 1017 e que foi uma estandarte dado pelo Papa Benetito II quando ele convocou a província de Pisa a ajudar a Sardenha na guerra contra os sarracenos liderados por Mujahid al Amiri.


Vou continuar com as minhas pesquisas e assim que eu tiver mais informações eu posto aqui no Blog.

Um comentário: